terça-feira, 21 de dezembro de 2010

10 Melhores Livros de 2010 - #Retrospectiva Blogal - 2010

Mais um ano está chegando ao fim e nada melhor do que planejar o próximo não? Pois bem, pra quem acompanha minhas postagens já adianto que em 2011 haverá algumas mudanças por aqui. Estou a procura de um novo layout e também de um novo nome para o Blog, pois acredito que " A Escuridão que Habita em mim" ficou muito generico. Mas 2010 ainda não acabou, mas sempre é bom relembrar, por isso, vou  listar os melhores livros, filmes, músicas, CD'S, artistas, clipes, acontecimentos e postagens do ano, então, vamos começar com os 10 melhores livros que eu li este ano.

No ano de 2010 eu li 30 livros, uma média muito ruim, comparada aos anos anteriores ( em 2009 foram 64 livros). Mas como este ano foi mais corrido, e com muitas responsabilidades... Vou botar a culpa nisto. Mas quais foram os 10 melhores livros que eu li em 2010? VAMOS CONHECER AGORA:

10º Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho



Paulo Coelho é o mais  conhecido autor brasileiro da atualidade, e neste livro, simplesmente nos encanta com uma personagem perspicaz que deseja a morte, mas acaba descobrindo a vida em meio a loucura e em suas últimas semanas de vida.
 Nota 8. Recomendo a todos que gostam de uma leitura fácil e gostosa.


9º  Meu Querido Vlado - Paulo Markun



Não era fácil ser jornalista na época da ditadura, e Vladimir Herzog ( ex-editor da TV Cultura) viveu isso na pele, e foi um "sacrifício" que a imprensa brasileira teve naquela época de censura, mortes, e torturas. Em um relato sem igual, Paulo Markun, também jornalista, relata como se deu a vida deste importante personagem brasileiro e desvenda um pouco dos mistérios de sua morte.
Nota: 8,4 > Excelente pra quem gosta de história, biografias e de uma boa leitura informativa.


8º Dança Macabra- Stephen King


Em seu mais longo relato sobre o terror, Stephen King desmembra este gênero que o fez famoso e o tornou em um mestre de assustar. Dança Macabra vai atrás dos primórdios do terror e suspense, desde Drácula de Bram Stoker, Frankestein e os clássicos televisivos da década de 60, tudo isso analisado pelos olhos do mestre do terror, que também nos brinda com um pouco de sua biografia e suas opiniões sobre o mundo e o futuro do terror.
Nota > 8,7 > Excelente pra quem admira o mestre, deseja se tornar um escritor ou apenas gosta de se assustar.


7º Anjos e Demônios - Dan Brown




Quem gostou do Código da Vinci vai se surpreender ainda mais quando chegar ao final deste livro e perceber que, ele é ainda melhor. Em uma narrativa eufórica, rápida e de ação Dan Brown relata uma caçada frenética de Robert Langdon, o heroi de Da Vinci, que mais uma vez entra em mais uma aventura e desvenda os mistérios da história.
Nota > 8,7 > Excelente pra quem gosta de Aventura, Ação, Suspense e teorias da conspiração.


6º Uma Vida Interrompida - Mémorias de um Anjo Assassinado - Alice Sebold



Como será o céu? Esta é uma pergunta que muitos fazem, mas que ninguém sabe responder ao certo. Susan Salmon ( sim como o peixe) sabe responder, pois ela foi assassinada, e se vê obrigada a assistir a vida de seus familiares e de seu assassino de um lugar muito especial: O Seu céu particular. Com uma narrativa leve e sem extremos, Alice nos relata a vida, morte é pós morte desta garota de 14 anos que se torna um anjo. Nota > 9,0 > Excelente pra se emocionar, e também para se encantar. Difícil deixar o livro de lado, e com certeza impossível desistir de lê-lo.


5º Fúria - Stephen King



O primeiro livro escrito por Stephen King, quando ainda adolescente ( 19 anos) ,conta uma história que já vimos se repetir diversas vezes nos jonais. Narrando a vida de Charlie Decker, um estudante secundário americano que não contente com sua vida, e sua expulsão do colégio, volta a sua escola armado, mata sua professora e faz os seus colegas de classe reféns. Charlie então começa um jogo com seus colegas, um jogo de vida e morte.
Livro proibido do King, pois foi encotrado no armário de um jovem que havia feito o mesmo que o protagonista do livro.
Nota 9,4 > Excelente pra quem gosta de terror, suspense e pressão psicólogica. Linguagem fácil e boa narrativa.


4º A Sonbra do Vento - Carlos Ruiz Sáfon



Em uma prosa poética que lembra os romances de Victor Hugo, Edgar Allan Poe e Alexandre Dumas, Zafón envolve o leitor em uma narrativa de aventura, suspense, mistério, romance e ação. A história de Daniel e o cemitério de Livros esquecidos envolve tanto o leitor que é dificil parar de ler. Daniel descobre um fascínio pelo escritor de um livro encontrado no cemitério " A Sombra do Vento" e aí a aventura começa.
Nota > 9.6 > Excelente pra quem gosta de todos os generos, e gosta de uma boa história, emocionante e de tirar o fôlego.

3º A Cidade do Sol - Khaled Hosseini




Como não se envolver com a história de Mariam e Laila, duas muçulmanas que vivem em um país onde o direito de ser feliz não às pertence? As duas se vêem acuadas por leis, pela guerra e por todo o destino que não permite que elas possam buscar o seu caminho. Um livro emocionante, um relato de guerra e de simplicidade, que demonstra sem preconceitos os costumes e as leis de um país destruido pela guerra e pelo horror. A Cidade do Sol é emocionante, a história das protagonistas é apaixonante, é simplesmente um livro pra vida toda.
Nota 9,7 > Excelente pra quem procura um livro emocionante e com uma história fascinante. Recomendo a todos.

2º O Dia do Curinga - Jostein Gaarden



Perguntas, Perguntas e perguntas. Aventura, Aventura e aventura. O Dia do Curinga é assim, um livro que nos deixa hipnotizado e com vontade de que nunca acabe ( ao menos fiquei assim). A História de Hans- Thomas ( garoto ao qual me identifiquei) que em uma viagem com seu pai, em busca de sua mãe, descobre que a vida pode ser apenas um jogo, e que o conhecimento e saber depende muito do final. É difícil falar deste livro, simplesmente porque eu fiquei muito entusiasmado com ele, não queria que acabasse, li ele em pouco tempo, e fiquei pensando nele por dias.
Nota 9,8 > Excelente pra quem gosta de aventura, filosofia, conhecimento, ação e se surpreender.


1ª A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak




Como descrever um dos melhores livros que eu já li? Acho meio impossível, por isso vou colocar uma resenha retirada do Wikepedia, e depois vou falar um pouco do que aconteceu comigo quando li esta história linda, que me emocionou.

Sendo narrada pela morte, o livro conta a história de Liesel Meminger, uma garota que se encontrou com a narradora três vezes entre os anos de 1939 e 1943,e através de um livro,escrito pela menina sobre a sua vida, encontrado pela morte em meio aos horrores da guerra,a morte ficou fascinada com tudo que a menina viu e como sobreviveu, então assim resolveu contar a sua história.Adotada por uma familia alemã, ao entrar na nova casa trazia consigo, escondido na mala, um livro: O Manual do Coveiro, que apanhara da neve no funeral do irmão, quando o rapaz que o enterrava o deixou cair sem dar por isso. Esse foi o primeiro dos muitos livros que Liesel roubaria ao longo desses quatro anos. Sua familia acolheu um judeu, Max, para poder ajudá-lo, devido à uma promessa feita por Hans Hubbermann,o pai de Liesel,a mãe do judeu,na Primeira Guerra mundial. Hans Hubbermann, tenta ajudar outro judeu durante uma caminhada e é advertido pelo soldado alemão que o agride. Hans então pede para que Max vá embora, pois os soldados viriam atrás dele e então o pegariam. Liesel é apaixonada por seu amigo Rudy Steiner, que costumava ajudá-la nos roubos de alimentos e depois livros.Rudy sempre pedia a ela um beijo, mas isso nunca aconteceria. Vivendo na Alemanha nazista, Liesel enfrenta vários desafios.

A menina que roubava Livros me emocionou. Foi um livro que me surpreendeu, pois eu sempre o olhava, mas nunca sentia vontade de lê-lo. Um dia resolvi pegar. No início não foi diferente dos outros, mas depois me encantei com a história de Liesel, uma protagonista sem igual que vivia aventuras e horrores. Acredito que o que mais me tocou foi a forma humana como as personagens são descritas, e as cenas que passavam pela minha cabeça. Este foi um livro que me fez chorar. O Final apesar de triste, foi um dos melhores que eu já li, e com certeza sempre vou lembrar desta primeira leitura, pois pretendo relê-lo em breve. Eu li as últimas páginas em um banco de ônibus lotado, e simplesmente não consegui conter as lágrimas. Quando devolvi o livro na biblioteca fiquei com saudade, e passei dias pensando nele. Recomendo pra todo mundo, e se for dar um livro de presente, já fica a dica. Excelente livro, inesquecivel.
Nota 10 > Simplesmente 10.

10 comentários:

  1. Está aí algumas dicas de livros para eu ler em 2011. Mas os livros "A cidade do Sol" e "A menina que roubava livros" já estão em minha lista.

    ResponderExcluir
  2. que lista incrível, adorei as resenhas, aii que vontade de ler todos os que não li e realmente, esse foi um ano de poucos livros...
    sobre as mudanças no blog, estou mais do que curiosa...

    ResponderExcluir
  3. A cidade do sol... A menina que roubava livros... Levaram-me consigo quando me entreguei na leitura e carreguei comigo tudo que pude roubar.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. A menina que roubava livros,dança macabra e anjos e demonios sao os 3 livros que eu pretendo ler!!!EU ja tinha comentado aqui mas meus posts nao ficam 00 cara adorei as resenhas dos livros,tem boas dicas aqui com certeza!

    ResponderExcluir
  5. a menina q roubava livros eu quero ler muito *-*

    ResponderExcluir
  6. A Obrigado pelos elogios, realmente todos os livros são lindos, mas a A menina que roubava livros, supera tudo *_*
    Lindo Obriogado pelos comentários

    ResponderExcluir
  7. Nossa , muito boa essa lista!Apesar de ter lido apenas A Menina que Roubava Livros e Anjos e Demônios fiquei bem interessada pelos outros.

    ResponderExcluir
  8. Ta ae uma boa lista para ler, para os apaixonados por uma boa literatura não será dificil. Mais já tenho dois que estão na minha lista só resta ganha-los.

    ResponderExcluir
  9. Linda lista *---*

    Tambem amo "a menina que roubava livros", mas acho que eu colocaria antes "a sombra do vento" e "a cidade do sol"...

    Alice Sebold... tenho um livro dela aqui, mas não curti muito, mas vou terminar de ler mesmo assim

    Fiquei curiosa para ler os livros do King e Vlado, principalmente "a furia" do king...

    vou te recomendar um livro, se chama "feios" na verdade eh uma serie, mas eh otimo

    bj will

    ResponderExcluir
  10. AMO "O Dia do Curinga" *-*
    Quero muito ler mais livros do King. Li apenas O Iluminado e A Metade Negra.

    Ótima lista, apesar de um específico que eu não gosto! rsrsrsrsrs

    Abraços!!
    "Rata de Biblioteca"
    http://lizzyjenks.blogspot.com/

    ResponderExcluir