segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Culpa é das Estrelas - John Green


Autor: John Green
Editora: Intrínseca
2012

Existem alguns livros que tem um dom para nos emocionar, “A Culpa é das Estrelas" faz parte desse "hall" de obras. Não posso dizer que a história é impressionante e surpreendente, até porque o livro não promete isso, mas ela é honesta, melancólica e doce. 


Desde que iniciei a ler eu pensava que chegaria um momento que iria derramar lágrimas, e confesso, estava ansioso por isso. A última vez que chorei de verdade em um livro foi ao final de "A Menina que roubava Livros", obra que hoje faz parte da minha estante de favoritos, lugar que agora, " A Culpa é das Estrelas " também ganhou um espaço. O fato do livro em questão tratar de morte não o torna dramático nem triste o tempo todo. Hazel e  "Gus" são personagens encantadores, sinceros, simples e acima de tudo honestos. Como são pacientes de câncer o "lidar" com a morte prematura se tornou algo "comum" para a vivência de ambos, e durante as páginas do livro você se vê envolto em questões filosóficas e que o bom humor dos protagonistas faz com que se tornem engraçadas. 


“ Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem. "
 


 Algo interessante e que faz a narrativa fluir é o humor negro, especialmente do Gus. A narrativa não tem apenas um rumo. A história de amor, às vezes sem intensidade, que os dois constroem; a busca pelo 'final' de um livro que os dois gostam; a viagem para Amsterdã e as conversas construídas e discutidas por Hazel e Gus fazem da história, escrita em 1ª pessoa, muito simples e fácil de fluir. 


“– Eu estou – ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. – Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.”



Não vou fazer uma resenha do livro e nem ficar usando mais argumentos para descrever a história. Acho que a resenha está explicita nessa frase, " Uma história de amor entre dois jovens em estado terminal". Para finalizar fica a indicação para leitura. Talvez esse livro seja apenas mais um romance para adolescentes, mas ele me tocou de alguma forma. É como se os personagens não quisessem sair da minha mente. Espero que consigam rir e chorar, assim como eu pude experimentar com a leitura.
 



 " Sem a dor, não poderíamos reconhecer o prazer."
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário