quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gentilício: Chileno


























Com pouco mais de 16 milhões e meio de pessoas, o Chile é um dos países mas homogêneos da América do Sul

A América Latina é caracterizada pela sua identidade heterogênea. A região recebeu imigrantes de todas as partes do mundo e essa população se mesclou aos nativos americanos, os índios. O Chile, segundo dados da organização chilena "Latinobarometro" possui 95% de sua população de origem europeia mesclada com nativos.
 
No último censo do país realizado em 2012, 1,71 milhões de pessoas afirmaram pertencer a alguma etnia indígena, maioritariamente à mapuche. Os índios Mapuche sobrevivem até hoje em regiões do Chile e Argentina. A população chilena apresenta traços indígenas misturados ao branco europeu e diferente do Brasil, a população negra é baixa, não ultrapassando a porcentagem de 1%.














Santiago é a capital e maior cidade do país. Com quase 7 milhões de pessoas ( quase 40% da população chilena ), é o centro financeiro e cultural do Chile. Localizada no centro do país entre a Cordilheira dos Andes é a sétima maior cidade da América Latina e ponto de entrada dos turistas ao país. A população é bem diversificada, e a imigração de países vizinhos como Peru e Argentina é grande. Estima-se que dos 400 mil estrangeiros que vivem no Chile,  cerca de 104 mil são peruanos e outras 57 mil argentinos.

Santiago: Ao fundo a Cordilheira dos Andes




Nenhum comentário:

Postar um comentário