domingo, 23 de junho de 2013

Chile apoia causa brasileira em manifestação pacífica

" Moramos longe, mas estamos juntos". Essa era a frase de um das dezenas de cartazes espalhados pela manifestação ocorrida no último sábado ( 22/06 ) em Santiago, capital do Chile.

" Esse 'negócio' tem que mudar."

Quem olha o grupo de pessoa, que se reuniu em frente a embaixada brasileira, pode pensar em um primeiro momento que se trata de uma roda de samba ou talvez um ato de orgulho de ser brasileiro. É só chegar um pouco mais perto pra perceber que a motivação é maior. " Escolas e Hospitais padrão FIFA", " Um futuro melhor, um país melhor", " Democracia não tem fronteiras".  Essas eram as frases pintadas de verde amarelo, e explícitas no rosto dos manifestantes.




Santiago reuniu cerca de 200 pessoas entre brasileiros residentes e turistas. A maioria com cartazes e bandeiras do Brasil, além do hino nacional na ponta da língua. Uma das organizadoras da manifestação, Juliana Faddul,  enfatiza a motivação. " Não estamos no Brasil, mas apoiamos nossos irmãos."

Depois de cantar o hino e defender o direito de protestar no Brasil frente a mídia chilena, o grupo de brasileiros se sentou ao chão em manifestação a onda de violência que se espalha juntamente com os protestos no país. " Não à violência. O vandalismo não faz parte das manifestações.", gritava um dos manifestantes.

A onda de protestos no Brasil começou a duas semanas. O país saiu as ruas contra o aumento das passagens de transporte e a violência policial,  que foi manchete nas primeiras manifestações. Mas, "Não é só por 0,20". O brasileiro se organizou, principalmente por redes sociais, e pessoas de várias idades e escolaridade saíram as ruas contra a corrupção, gastos excessivos com a copa do mundo e projetos políticos como a "Cura Gay", que prevê um tratamento psicológico para os homossexuais.




 Os brasileiros que vivem no exterior começaram a se manifestar logo que perceberam a movimentação no Brasil. Cidades da Europa, Estados Unidos e América Latina organizaram protestos com as mesmas motivações dos que ocorrem no país.

Lucas Fardo é intercambista no Chile e vê com esperança os protestos no Brasil e o apoio no exterior. "Creio que é o começo de muitas mudanças que devem vir a acontecer, a longo prazo é claro.", afirma.










Nenhum comentário:

Postar um comentário