domingo, 1 de setembro de 2013

Por que conhecer a América do Sul?


Sempre quis escrever uma aventura, bem daquelas que costumo ler, nas quais os protagonistas passam por apuros, mas no final sempre conseguem chegar ao seu destino. Uma aventura real e imprevisível. Sempre me imaginei vivendo uma  também, e confesso que tinha poucas esperanças em vivê-las de verdade. Essas vontades doidas começaram a ficar mais próximas quando parti de intercâmbio para o Chile no mês de março de 2013. Foi tudo tão diferente e “rápido”, que era impossível não pensar que já estava vivenciando minha própria e sonhada aventura. Quando tive a oportunidade de partir para outra peripécia maior ainda, não pensei duas vezes e disse sim.

Conhecer Machu Picchu é um sonho para qualquer viajante. A cidade perdida dos Incas é um lugar mágico para os aventureiros, e está localizada em um dos pontos mais lindos desse planeta. Não por menos, é uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. 

Macho Picchu - A cidade Perdida


O Peru é um dos países que eu sempre quis conhecer e quando meu companheiro da faculdade Bastián Celis e sua família me convidaram para fazer um “mochilão” por terras peruanas e bolivianas, senti o meu sangue aventureiro pulsar mais forte nas minhas veias e uma sensação de que o mundo é pequeno. O dinheiro em um principio foi um grande problema, mas nada que reflexão e algumas contas e economias não resolvessem. 

Arequipa - Peru


Antes de começar a explicar como foram os 11 dias em que estivemos em três países diferentes, vou expressar minha opinião sobre o turismo e algo o que percebi nos últimos seis meses.

É evidente que nos últimos anos o padrão de vida do brasileiro melhorou e isso proporcionou um aumento nas viagens nacionais e internacionais. Uma pesquisa da fundação Getúlio Vargas apontou que em 2012 o número de desembarque internacionais ficaram próximos a 1 milhão de pessoas. Além de viajar mais, os gastos dos brasileiros no exterior também aumentaram. Um levantamento divulgado pelo Banco Central evidencia que, em março deste ano, os brasileiros gastaram o valor recorde de US$ 1,870 bilhão em viagens ao exterior. Os principais destinos são os Estados Unidos, Buenos Aires e Europa. 

Os brasileiros veem descobrindo o prazer em viajar, e em países como Chile e Argentina, já são o maior grupo de turistas. O fato é que, esses destinos são mais escolhidos pelo preço, proximidade e a “facilidade” com o espanhol. É claro que como o número de brasileiros viajando aumentou substancialmente nos últimos 10 anos, os principais destinos vem se preparando para nos receber melhor.
O que me deixa um pouco desconfortável é o fato de muitas pessoas verem os destinos na América do Sul com preconceito. Sim, a palavra é preconceito. Talvez seja o sonho “ americano” que ainda persiste na mente de muitas pessoas. Ou o fato de não verem potencial na nossa região, já que somos um grupo de países “em desenvolvimento”. Isso me entristece. América Latina é um dos principais destinos de turistas do mundo todo, e o que encontrei nas minhas viagens são pessoas de todo o mundo, e infelizmente um pequeno grupo latino. 

Uma parte das pessoas não tem ideia que só no nosso subcontinente temos duas maravilhas modernas ( Machu Picchu e o Cristo ), e duas maravilhas naturais ( Amazônia e Cataratas do Iguaçu ). As pessoas se “esquecem” que muito próximo do Brasil podemos contrastar as paisagens geladas da Patagônia com o deserto mais árido do mundo, o Atacama. Muita gente finge não perceber que as praias tropicais do Brasil e Colômbia são das mais procuradas no mundo, e consideradas como as mais lindas. Turistas que buscam primeiramente a boêmia das ruas de Paris e Londres, não se lembram que Buenos Aires, Rio de Janeiro e Santiago são consideradas cidades culturais e respiram esse ar nas noites movimentadas e nos seus bares noturnos. 

Cataratas do Iguaçu - Argentina - Brasil - Uma das 7 maravilhas naturais


Não preciso citar as ilhas paradisíacas, a mescla de arquitetura e culturas que é a América do Sul e o fato de termos a cordilheira dos Andes e ser o berço de uma das mais intrigantes sociedades já descobertas, os Incas.

Cordilheira dos Andes - Chile


O que me apavora não é o fato das pessoas viajarem para outros lugares além das nossas terras do hemisfério sul, pois isso na verdade é uma opção. O que me dá medo é que muitos sabem de todas essas informações e fecham os olhos com um preconceito bobo criticando nossa cultura e nossas paisagens, sem conhecê-las.

Ouvi da boca de muitas pessoas no tempo que passei fora do país, o que confirmam essa minha hipótese. Alguns exemplos: “ Chile, o que tem nesse país?” – “ Tantas outras opções e você fica aqui na América do Sul?”, ou “ O que você foi fazer na Bolívia e no Peru? Lá não tem nada.”
Essa são opiniões, que sinceramente, eu desprezo e não fazem sentido nenhum para mim. Descobri na América do Sul, sim na nossa América, que vivemos em um dos lugares mais lindos do mundo, recheado de cultura, paisagens maravilhosas, pessoas encantadoras e lugares incríveis. Descobri que não tinha melhor opção para mim do que ficar por aqui mesmo na América Latina, pois agora eu posso dizer que conheço o novo mundo, agora sim estou pronto para o “velho”. 

Ainda existem muitos lugares no Brasil e na América Latina que quero conhecer. Os seis países que conheço são quase nada quando pensamos que existe o Caribe, América Central e o México e sua infinidade de opções. O que eu quero deixar em conclusão antes do post sobre a minha aventura, é que ninguém deve criticar o que não conhece. 



Se você tiver oportunidade de primeiro conhecer a América Latina, conheça, pois não se arrependerá. Eu também tenho o sonho de conhecer a Europa e vários lugares bem longe daqui, mas minha sincera opinião é que todas as pessoas que também sentem o sangue pulsar por aventura, e que têm o desejo de conhecer o máximo de lugares que puder, devem começar pelo Brasil e seus vizinhos, pois nesses lugares você vai se apaixonar pela natureza, pela cultura e pelo prazer em viajar. 

Agora que já desabafei, vou escrever o texto do mochilão, hehe. Logo, logo publicarei, prometo.

2 comentários:

  1. Excelente texto pequeño aventurero...espero con ansias las futuras aventuras

    ResponderExcluir
  2. Gracias Rockito... Tambien espero con ansias las proximas aventuras. Ojalá que sean las mejores.

    ResponderExcluir