quarta-feira, 30 de abril de 2014

Universo infanto-juvenil: as séries e coleções que fizeram história

A formação de um adulto leitor depende muito das fases pré e adolescente. Os gostos e o hábito de leitura, se adquirem especialmente nesta época, quando a pessoa se torna mais crítica e começa a definir seu caráter. Portanto, é neste período que alguns livros, séries e coleções se tornam marcantes na nossa vida. 

Meu gosto por livros de terror, por exemplo, começou aos meus 13 anos, quando conheci a série de livros " Goosebumps" do escritor americano R.L.Stine. Posso citar a influência de outros autores desta época, como Pedro Bandeira, Maria José Dupré, Álvaro Cardoso Gomes e Ana Maria Machado.

Pensando nessa importância que esses livros tiveram na minha vida, e com certeza na vida de milhões de apaixonados por literatura, resolvi escolher 5 das mais importantes séries ou coleções que li naquela fase.

Série Vaga-lume - Editora Ática



Essa é uma das mais importantes séries de livros infanto-juvenil do Brasil. As obras começaram a ser lançadas no ano de 1972 pela editora Ática, e mesmo 40 anos depois, ainda podemos nos surpreender com recentes lançamentos. Com mais de 70 livros, a série tem como símbolo um vaga-lume vestindo boina e tênis que apresenta o enredo das histórias. 

No início, as obras eram todos textos consagrados que eram reeditados pela coleção, porém na década de 80, autores novos começaram a ser lançados. Um dos maiores sucessos da série, O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida, foi lançado primeiramente em 1956 como um folhetim da revista O Cruzeiro.




O sucesso da série que já vendeu milhões de livros em todo o Brasil e atraiu leitores de várias gerações, talvez se deva ao baixo custo do livros ( que permitia que muitos deles fossem adotados por escolas ) e a alta tiragem nas edições. 

A série vaga-lume com toda certeza tem um lugar especial no coração de muitos leitores.  Meu favorito dela é "Éramos Seis" de Maria José Dupré.

Goosebumps - R.LStine - Abril 



A série que me iniciou no terror, hehe. De forma bem leve e com um charme especial, estes livros me encantaram desde o início. Lembro-me que adorava as capas com ilustrações horrendas ( no bom sentido) e as páginas simples e amareladas. O preço era algo interessante também ( R$3,90 Ed. Abril ). Conheci Goosebumps na biblioteca do meu colégio, e me tornei um fã de carteirinha.

De 1992 até 1997 foram 62 títulos ( somente 25 lançados no Brasil ), que inspiram filmes, séries e desenhos animados.



Entre as suas principais características, a série tem como objetivo envolver personagens infantis ou adolescentes, em situações de suspense e terror. De forma engraçada ou bem escrachada, R.L.Stine colocou suas personagens envolvidas com zombies, lobisomens, bonecos assassinos, parques de terror, professores macabros... entre outros medos juvenis.

Seu sucesso editorial, fazem que a série seja associada a Harry Potter, ( - O Harry Potter da década de 90), e o autor " o Stephen King infanto-juvenil". Longe das comparações, R.L.Stine é realmente um sucesso. Suas séries já venderam mais de 400 milhões de livros e influenciaram gerações de leitores desde o início da década de 90.

Série " Os Karas" - Pedro Bandeira-  Editora Moderna



 Pedro Bandeira foi meu autor favorito da pré-adolescência. Lia cada novo título, do escritor que nasceu em Santos, com ansiedade. Entre " Feiurinha" e " A Marca de uma Lágrima", a série policial " Os Karas" era minha favorita naquela época.

Os cinco livros contam a história de cinco jovens que moram na cidade de São Paulo e estudam em um colégio chamado "Elite". Em cada uma das aventuras, eles enfrentam problemas de gente grande e são obrigados a combater criminosos em aventuras policiais com muito suspense. Pedro Bandeira sabe como manter a narrativa envolvente, e é com toda certeza um dos maiores escritores brasileiros, com mais de 23 milhões de livros vendidos.



"Os Karas" começou no ano de 1984 com a publicação de "A Droga da Obediência". Os outros quatro títulos foram todos sucessos também ( A droga do amor, Pântano de Sangue, Anjo da Morte e Droga de Americana). Atualmente, os livros ainda são muito procurados por escolas, que buscam instigar a leitura nos adolescentes.


Coleção Salve-se Quem Puder! - Editora Scipione



Essa foi a minha primeira série.  Eu com meus 9/10 anos adorava resolver os mistérios desta coleção da editora Scipione. Os livros tinha características parecidas: texto curto; desenhos; mistérios para serem resolvidos; média de 48 páginas e leitura facilitada. Todas essas características visam chamar atenção das crianças e novos leitores.

Entre vários autores de renome internacional, a coleção fez sucesso pela sua simplicidade e proposta divertida de instigar a curiosidade na criança.  Meu favorito aqui foi o primeiro livro que li na vida, " Assassinato no avião da meia-noite" hehe.

Harry Potter - J.K.Rowling- Editora Rocco 



A série infanto-juvenil mais vendida do mundo também fez parte da minha pré-adolescência. Eu comprei meu primeiro Harry Potter antes mesmo de ver o filme. Me apaixonei pelo texto e pela magia das personagens. Rowling, a britânica que deu luz a essa história,  é eximia quando se trata de narrativa. Ela desenvolveu um clássico moderno, que é, e será cultuado por centenas de anos. 
É fato consumado que Harry Potter atraiu milhões de leitores. Muitos começaram a se influenciar por livros através da série. As sete obras que a compõe venderam mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo, além de serem frutos de adaptações para o cinema que se encontram entre as mais vistas nas telonas.



A história do menino que se descobre bruxo aos 11 anos, me encantou de tal forma, que passei dos meus 10 até os 18 fanático por tudo que dizia respeito a Harry Potter. Hoje, mantenho um respeito inabalável pela série, que com toda certeza me ensinou muito e influenciou minhas leituras futuras e no conhecimento de outros clássicos como Tolkien e Lewis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário