segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gabriel García Márquez e seus quase cem anos de solidão

Retratar a América Latina em um único livro é uma tarefa árdua, na qual, pouquíssimos escritores, jornalistas ou historiadores tiveram êxito. Podemos dizer que na literatura, a obra que mais atende a esse desafio é "Cem Anos de Solidão", romance do recente falecido escritor colombiano, Gabriel García Márquez. Mas, por qual razão essa região se opõe a um retrato fidedigno?



A América Latina se tornou uma grande colcha de "retalhos", na qual, culturas, línguas, populações e ideais foram difundidos por suas extensas terras que correspondem a 14% da superfície terrestre. Em nenhum outro lugar, as línguas românticas ( português, francês, espanhol ) foram tão difundidas. A língua "latina" se confunde em palavras e expressões de seu povo com faces distintas e misturas diversas. Do calor mexicano ao frio da Patagônia, nossa história se confunde entre muito mais do que cem anos de subjugação à Europa e seus ideais expansionistas.

Agora, voltando o foco deste texto ao livro em questão, "Cem Anos de Solidão" é feliz no retrato desta região, pois focaliza suas páginas no âmago dos latinos: a família. No livro, você se envereda pela solidão dos "Buendía", uma família que vive em um pequeno povoado no meio do nada: Macondo. Os Buendía poderíam ser os "Silva", os "Pereira", talvez os "Cavalcantes" e, por que não os "Marquez"?

Essa família ( cuja a extensa árvore genealógica se encontra no início do livro ) é fundadora do povoado ( depois cidade ) de Macondo. O patriarca da família é José Arcádio Buendía e a matriarca Úrsula Iguarán. As gerações seguintes são frutos das superstições, dos medos, da guerra, das aflições e da extrema solidão que afoita a família e os habitantes de Macondo. 



Durante a leitura do livro você pode se confundir com os nomes dos personagens, pois é de gosto da família repeti-los. Os fatos nem sempre são cronológicos, e as palavras articuladas e cheias de poesia de Gabo ( como era conhecido o autor ) abrilhantam o texto.

" (..) um século de baralho e de experiência tinha ensinado que a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo." ( MÁRQUEZ, pg.428)


É importante ressaltar que Gabriel García Márquez ganhou em 1982 o nobel de literatura por sua suas importantes obras. Criador do realismo mágico ( interesse em mostrar o 'estranho' como algo corriqueiro e comum ), Gabo em seu discurso na premiação do Nobel em Estocolmo afirmou: 

" Em cada linha que escrevo trato sempre, com maior ou menos fortuna, de invocar os espíritos esquivos da poesia, e trato de deixar em cada palavra o testemunho de minha devoção pelas suas virtudes de adivinhação e pela sua permanente vitória contra os surdos poderes da morte." 



Em " Cem anos de solidão" ele denúncia a tristeza que vivem os latinos, esquecidos pela sua miséria e seus costumes supersticiosos. Em Macondo a morte demorou-se por chegar, mas quando se fez presente foi um massacre. As lutas e as guerras descritas no livro, muitas vezes não faziam sentido nem mesmo para seus personagens, que insistiam em lutar por um fim provável.  A magia e o atraso social eram o encanto e o medo da população. Como quando chegavam os ciganos com suas novidades e descobertas, trazidas de não muito longe, mas onde nenhum habitante de Macondo se aventurava a ir. A familia Buendía passou gerações carregadas de superstições que ninguém ousava contradizer. A esperança não vencia a solidão, que acompanhou cada personagem até o seu leito de morte. Úrsula, a matriarca, foi a única a sobreviver as seis gerações e a sua comumente melancolia, e quando enfim a morte chegou, foi com anunciada antecipação. 

Acredito eu, que a beleza deste livro está nas palavras poéticas que Gabo descreve seus personagens e suas vidas simples. Confirmo novamente que está intrínseca nessas páginas a história latina. A ditadura, a superstição, o medo, a guerra, a simplicidade e a solidão que vivíamos ou vivemos por aqui, foi retratado de forma poética.



"Cem anos de Solidão" é um importante livro pra todo aquele que se interessa pela suas origens e pela história de suas terras. O escritor colombiano, de forma singela, procurou retratar suas origens ( nasceu em Aracataca em 1928 ) e seu grande conhecimento sobre a América Latina ( sabe-se que Gabo foi importante personagem dos bastidores na história política latina ). 

Esse é meu segundo livro do autor ( recentemente li "A aventura de Miguel Littin, clandestino no Chile ) e estou ansioso por ler os belos títulos que ainda me faltam: " Amor nos tempos do Cólera", " Memórias de minhas putas tristes", "Ninguém escreve ao Coronel", "Do amor e outros demônios", etc. 

Acredito que após terminá-lo me sinto mais solitário do que minha alma latina já me permite ser, e também melhor conhecedor desse infortúnio que teima em ser característico de todos nós latinos: a solidão.

"Não é verdade que as pessoas param de perseguir os sonhos porque estão a ficar velhas, elas estão a ficar velhas porque pararam de perseguir os sonhos." Gabriel García Márquez

Um comentário:

  1. Tu ortografía es excelente, google tradujo al español todo, me encanto tu reseña :)

    ResponderExcluir