segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

#Retrospectiva Blogal - 2014 - um ano de momentos

Após uma longa pausa de postagens, retomo com esta a série de publicações de fim de ano que já é comum no "Universo em Expansão".

O ano de 2014 foi um ano de vários momentos especiais na minha vida. Não foi um ano de tantas aventuras como 2013, mas me reservou boas viagens, aprendizados, vitórias e conquistas para toda a vida.

Comecei o ano com uma viagem incrível ao Rio de Janeiro. Fomos eu, Rocko, Devon e Iván durante o carnaval, e por 20 dias aproveitamos as praias e as belezas cariocas e fluminenses. Fizemos trilha em Ilha Grande e aproveitamos o calor tropical da selva para nos aproximar da natureza. Aprendi, tardiamente, a nadar (não muito bem ainda, talvez eu já tenha até me esquecido) e fizemos um mergulho na Lagoa Azul e na Ilha de Botinas, entre Angra e Ilha Grande. Mergulhamos com os peixes em um mar azul intenso e foi incrível. Acampei pela primeira vez (uma experiência que para mim não foi muito agradável) e pude conhecer algumas das praias que são minhas favoritas: Lopes Mendes, Praia Preta e Praia Vermelha. Acompanhei o carnaval do Rio no sambódromo; me entusiasmei com uma cidade extremamente brasileira. Entre as frutas e o açaí, conheci o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a incrível Biblioteca Nacional. Me reaproximei da cultura brasileira e dos contornos exóticos do nosso país. 

Rocko, Eu, Devon e Iván na Escadaria de Selaron no Rio


Botinas, em Ilha Grande

Após os incríveis dias no Rio voltei para minha realidade de pé vermelho e meu foco mudou para a faculdade. Foi meu último ano na graduação e me empenhei no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sempre quis escrever um livro-reportagem e as experiências do meu intercâmbio no Chile ainda eram tão intensas que resolvi transformá-las e eternizá-las no que seria o meu orgulho maior deste ano tão importante. O "Por Detrás da Cordilheira" é um livro-reportagem-viagem de crônicas que conta com 16 textos que narram, de forma descritiva, a minha percepção como estudante de jornalismo e minha experiência em Santiago do Chile. Entre textos sobre o idioma, educação, poesia e política, nas 110 páginas do livro, busquei eternizar diversos momentos que são inesquecíveis na minha vida acadêmica e pessoal. No dia 01 de dezembro apresentei o meu trabalho e, apesar do nervosismo, me consagrei com um 10 que, aquém das modéstias, foi merecido.

Capa do meu livro e produto do meu TCC

A saudade foi uma palavra constante neste ano, pois estive longe de amigos e pessoas que aprendi a amar, mas que ficaram do lado de lá da cordilheira. Em agosto tive a oportunidade de voltar para Santiago, e matar um pouquinho da saudade daquele país e de quem por lá ficou. Vivi novas aventuras, revivi momentos e tive a certeza de que o Chile entrou pra ficar na minha vida. Viajei um pouco mais e conheci La Serena e o famoso Valle Del Elqui e vivi um momento único nas montanhas, sob um céu extremamente estrelado e inspirador. Fiz trilha de bicicleta e caminhei pela areia fria da praia nostálgica de La Serena. 

Além das viagens e dos momentos marcante, tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que, tenho certeza, ficarão para sempre na minha vida. Não vou citá-las aqui, mas são amigos da Livrarias Curitiba, que tanta alegria me proporcionou (especialmente na lendária Clip e na nossa viagem juntos à Curitiba). Com toda certeza o melhor lugar em que já trabalhei. Amigos ficaram e se fortificaram no meu coração. Tive a oportunidade de fazer parte de um novo grupo na faculdade, e o agradeço por me acolherem. Alguns amigos se foram, deixando algumas amarguras e saudades, mas o importante é que vivi vários momentos inesquecíveis com eles.

Apenas alguns, dos melhores colegas de trabalho na Livrarias Curitiba


Para finalizar, 2014 foi um ano de muita leitura, conhecimento e amor. Neste ano que está acabando, apaixonei-me pela escrita de Gabriel García Márquez, o eterno Gabo e seus quase Cem anos de Solidão; conheci a narrativa pontual de Haruki Murakami e sua ficção com cara de realidade; me reaproximei da literatura brasileira com Lygia Fagundes Telles, Amyr Klink e Rubem Alves; fui além da realidade com Stephen King, Tolkien, Poe e muito terror e fantasia. 

Tive uma trilha sonora de bossa nova, com Caetano, Chico Buarque, Cícero, Tiago Iorc, Elis Regina e os memoráveis Tom Jobim e João Gilberto. Descobri uma música mais etérea com Sleeping at Last e Sigúr Rós. Passei pelo violão de Amous Lee, pela guitarra de Eddie Vedder e pelas melodias do Radiohead. Continuei a ouvir Amy Lee, me emocionando com o nascimento do primogênito Jack Lion. 

Eddie Vedder e Pearl Jam, uma das principais trilhas de 2014


Fui muito ao cinema, mas tive poucas surpresas. Interestelar, Her e o Grande Hotel Budapeste foram de tirar o folego. O Hobbit e A Culpa é das Estrelas nem tanto. Adorei o salto contra o preconceito do Hoje eu quero voltar Sozinho e aproveitei para conhecer e ver filmes antigos que não tive oportunidade de ver.

O ano termina com uma lição incrível: viva o momento; não antecipe o futuro. Aprendi a esperar e ser mais forte. Fui mais responsável e decifrei as várias etapas deste ano tão marcante e incrível que termina com um sabor de nostalgia e um gostinho de quero mais. Que 2015 seja mais ainda do que foi 2014. À partir desta postagem, começo minha retrospectiva blogal. 

4 comentários:

  1. Cade a opção "Não Gostei" ali no Reações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem todas as opções de reações, já que poderiam ser várias. Segue a linha das redes sociais onde apenas a opção "gostei"é exposta. Caso não goste, como me parece o seu caso, existe a opção comentário, que é aberta e sem moderação.

      Excluir
  2. adoro o seu blog ... foi aqui que nos conhecemos ... tambem sou blog temos muitas coisas em comum ... vida longa ao blog , celebremos a vida e de coisas boas que ela nos da , grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. Claro Mauricio. Muito Obrigado por acompanhar sempre. Abração amigo.

    ResponderExcluir